Prêmios na categoria Individual
A Comissão do PIPA Individual, formada pelo Professor Leônidas, pelo Professor Roberto Marcondes e pelo Daniel Costa, vencedor do PIPA Individual do segundo semestre de 2023, decidiu que as bolsas individuais vão para Theo Borém Fabris e Kim Kakeya Vilhena de Carvalho, empatados em primeiro lugar.
O Theo entrou no BCC em 2020 e participou ativamente do curso desde o seu ingresso (foi representante de classe, participou do grupo de extensão FLUSP e integrou a equipe vencedora do Desafio de Programação Paralela no ERAD-SP 2022). Para o PIPA ele apresentou uma proposta para ampliar a disseminação de conceitos de computação quântica no BCC. Em resumo, serão realizadas reuniões periódicas com pessoas interessadas em computação quântica, preparação de anotações dessas reuniões e organização de palestras sobre o assunto com especialistas.
O Kim entrou no BCC em 2023 e já participou de diversos grupos de extensão (MaratonUSP, IMEsec, Hardware Livre e USP Codelab). Além disso, no segundo semestre de 2023, ele começou a organizar, em conjunto com a professora Leliane, um projeto de robótica dentro do IME. Para o PIPA o Kim apresentou uma proposta para unificar as plataformas CompReqs, Yggdrasil e MatrUSP, ferramentas muito úteis para estudantes do curso organizarem o planejamento das suas disciplinas.
As bolsas são patrocinadas pela Alura, pela Caelum e por ex-alunos do BCC.
Prêmios na categoria Grupo
A Comissão do PIPA Grupo, formada pelo Professor Marcel, pelo Professor Roberto Hirata e pelo Nathan Martins, que é integrante do grupo que venceu o PIPA Grupo no segundo semestre de 2023, decidiu que o primeiro prêmio vai para a Rede GNU/Linux e o segundo prêmio vai para o SymComp (Simpósio de Computação).
O pessoal da Rede GNU/Linux apresentou a proposta de melhorar a qualidade da rede para os usuários, aumentando a estabilidade e a abrangência de serviços com novo hardware. Eles também pretendem utilizar parte do prêmio para atender eventuais demandas tecnológicas de estudantes e grupos de extensão e reforçar a identidade visual da Rede.
O pessoal do SymComp nasceu da comissão de organização da Semana de Computação e é responsável por organizar eventos envolvendo a comunidade interna e externa da USP com a temática de computação. Para o PIPA foi apresentada a proposta de usar o prêmio para a realização de 2 edições do ByteCafé, um evento para que alunos do Ensino Médio conheçam mais da Ciência da Computação, da USP, e explorem as diversas possibilidades que uma carreira nesse curso e nesta universidade tem a oferecer.
A bolsa foi patrocinada por ex-alunos do BCC.
Parabéns aos vencedores e desejamos sucesso em seus projetos!
Leave a Reply