FDP

FDP Documentation Project

MAC 499 - Trabalho de Formatura
Alex Pires de Camargo
Livio Baldini Soares
Rafael Caetano dos Santos

Coordenador: Arnaldo Mandel

Introdução

A Rede Linux/Sala Pró-Aluno do IME é o único meio de acesso à Internet que os alunos de graduação do IME possuem. Além disso, é o único laboratório em ambiente Linux aberto aos alunos. Este dois atrativos, e uma série de serviços oferecidos pela rede, é que tornaram a rede tão importante para os alunos e, em especial, para os alunos do Bacharelado em Ciência da Computação (BCC).

A história da Rede Linux aqui no IME tem importância por que tem como conseqüência a atual estruturação de sua administração. A rede foi totalmente montada pelos alunos, pelo menos no que diz respeito à parte tecnológica. Atualmente a rede ainda é mantida por alunos do IME, todos alunos do BCC. Normalmente, um aluno do IME (em especial do BCC) leva de 4 a 6 anos para se formar, mas nem todos esses anos podem ser dedicados à administração da rede. A princípio, um aluno deve ter de 2 a 3 anos a serem dedicados à administração da rede. Este tempo é relativamente curto e, portanto, existe a necessidade de recrutamento de novos alunos. Estes novos alunos, em geral, não possuem o conhecimento e a experiência dos antigos administradores, e com certeza não sabem dos inúmeros detalhes que a rede Linux possui.

O projeto consiste em documentar a Rede Linux do IME, sua montagem, desenvolvimento e manutenção, de forma a passar de um estágio de tradição oral personalizada para uma organização permamente, com renovação periódica dos participantes. Neste ponto é importante a memória e experiência dos autores que que participaram da implantação desta rede desde seu início. Dessa forma esperamos que futuros administradores consigam manter a rede em funcionamento. Devemos documentar todos os aspectos que são relevantes à administração da rede Linux, desde a parte técnica de hardware, configurações de serviços e programas, até questões burocráticas.

Outra motivação para esse projeto de documentação é fato de que a rede cresceu sem muito planejamento, de modo que suas mudanças acabaram ficando sem a documentação apropriada, sendo conhecidas apenas pelos respectivos autores. Para que todos os administradores fiquem cientes de todas as partes envolvidas na rede e a facilidade da mudança que procedimentos tomados na rede, ou mudança de configuração numa segunda visitação, este texto facilitará muito a organização da administração.

OBS: Para que este projeto tenha o efeito duradouro que esperamos, este texto deve ser constantemente atualizado, conforme atualizações dos fatos na própria rede


Aqui vai um equema inicial de como faremos a estruturação da documentação.





Livio Baldini Soares 2000-09-30