MAC-499 Trabalho de Formatura Supervisionado

Michele Medeiros

2001

Índice
  Introdução
  Proposta
  Sobre a Empresa
  Sobre o Estágio
  Projetos
  Relatórios Semanais
  O IME e o estágio

Sobre o estágio

Como metodologia de desenvolvimento todos os projeto da Innovaction possuem três fases:
  1. Análise técnica: coleta de Requisitos, construção dos diagramas de UML, use cases, diagrama de classes; as fases iniciais de desenvolvimento aprendidas em Engenharia de Software. Modelagem do Banco de Dados e criação de diagramas Entidade-Relacionamento.

  2. Protótipo: é feito um protótipo em html, pois geralmente os sistemas são para Internet, para o cliente aprovar o layout e a navegação do sistema.

  3. Construção: programação e documentação.
Após ser finalizado o projeto a Innovaction dá um prazo ao cliente para que seja feita todas as possíveis modificações e correções do sistema e depois que o cliente aprova o projeto finalizado então nenhuma modificação pode ser feita, caso isso ocorra é feito então um novo contrato com a empresa.

No primeiro dia de estágio foi feita uma apresentação rápida da empresa e dos funcionários e já foi escolhido o projeto em que eu iria participar. O primeiro projeto que participei foi o Data Loader um projeto para a Basf que já estava em andamento, já havia sido feita quase toda a parte de modelagem e estava no meio do processo de prototipação. Neste projeto a responsável era a analista senior Rachel de Paula, uma colega do IME que havia se formado o ano passado. O fato de eu conhecer a Rachel ajudou muito pois facilitou a cooperação no projeto visto que eu já havia feito outros projetos no IME com ela.

Não participei da finalização da prototipação, nessa parte do projeto quem mais trabalhou foi o pessoal de design, sob supervisão da Rachel.

Começei então a montar o meu ambiente de trabalho para o projeto. Me deram a opção de ter Linux + Windows("dual boot") ou somente o Windows pois toda a documenteção deve ser feita no Windows. Já instalado o Windows instalei o Linux, o que deu muito trabalho pois nunca tinha feito isso antes, mesmo assim não consegui configurar o terminal gráfico direito e como não podia perder mais tempo com isso para não atrasar o projeto resolvi usar o Windows mesmo. Instalei então o Forte (ambiente de desenvolvimento java), o Toad (cliente Oracle), o TomCat (servidor web) e o CVS (Concurrent Versions Systems). Comecei então a me interar no projeto e ao mesmo tempo aprender JSP (Java Server Pages).

No início fiquei meio perdida, primeiro porque não estava acostumada a usar o Windows, depois porque fazia um tempo que não programava em Java e nunca tinha visto JSP na vida, mas depois de um tempo já estava mais acostumada com as coisas, então a parte mais difícil foi entender o projeto, pois como não participei da parte de especificação do projeto ás vezes somente olhando o diagrama de classes ainda restavam muitas dúvidas.

Após o término da parte de implementação do projeto foi necessária começar a parte de documentação, fazer os manuais do usuário, de instalação e o manual técnico. Fiquei responsável pela parte do manual do usuário. Essa foi a parte mais chata do projeto.

Após ter terminado toda a parte de documentação fomos fazer a instalação na Basf, basicamente não fiz nada apenas fiquei olhando...

Havia alguns erros bastante simples para serem corrigidos, além de algumas modificações que precisaram ser feitas mais tarde, porém como a Rachel era a responsável por esse projeto ela ficou encarregada dessas modificações e eu fui alocada para outro projeto.

O próximo projeto que participei foi o projeto do Sistema de Documenteção, para a empresa Cargil Foods. Esse projeto era bastante parecido com o Data Loader, porém já havia um sistema e a parte do Sistema de documenteção seria adicionado a ele. Neste projeto participei da modelagem do banco de dados e o diagrama de classes.

Utilizei as mesmas técnicas e ferramentas do Data Loader. Porém como esse sistema era bem maior foi mais difícil o entendimento, além disso a documentação não estava bem clara e um dos documentos estava em espanhol pois o projeto foi pedido pela Cargil da Argentina apesar do sistema ser utilizado em toda a América Latina.

Neste projeto senti muito a falta de uma modelagem mais completa pois era um sistema muito grande, talvez devesse ter sido feito um diagrama de fluxo.

Como surgiu um projeto urgente e a minha parte estava completa fui alocada para esse novo projeto, mesmo porque este projeto seria feito em C e poucas pessoas sabem C na empresa.

O terceiro e último projeto que participei foi o projeto para a empresa Entonet para a monitoração de plantações. Na minha opinião este foi o projeto mais interessante de todos pois envolvia uma tecnologia bem interessante e que eu nunca tinha desenvolvido, Palm e GPS.

Foi feita duas reuniões com o cliente para especificar o projeto. Como não participei das outras reuniões feitas para especificar os outro projetos que participei achei que este projeto ficou mais claro para o entendimento e isso facilita muito o desenvolvimento do projeto.

Como esse projeto tinha um prazo MUITO curto foi necessário a contratação de um consultor de Palm, pois não iria dar tempo para eu terminar sozinha principalmente porque a única experiência que eu tinha para esse projeto era já ter programado em C, mas nunca tinha programado em C para PalmOs.

Este projeto ainda está em andamento com prazo para terminar dia 15/12/2001.