MAC-499 Trabalho de Formatura Supervisionado

Michele Medeiros

2001

Índice
  Introdução
  Proposta
  Sobre a Empresa
  Sobre o Estágio
  Projetos
  Relatórios Semanais
  O IME e o estágio

Projetos que participei

Projeto "Data Loader"

O software "Data Loader" é uma reformulação do software "DTP" que era utilizado pela Basf. É responsável por carga e gerenciamento de arquivos texto em tabelas "Oracle". O "Data Loader" tem como principais objetivos:
  • Carregar dados enviados em formato texto para uma base de dados;

  • Executar procedimentos pré e pós carga de dados;

  • Controlar o processo de carga de dados;

  • Processar simultaneamente mais de um processo;

  • Gerar estatísticas dos processamentos.

O "Data Loader" é baseado em tecnologia "web" e é composto pro três módulos: Módulo de Cadastro, Módulo de Elementos e Módulo de Configuração. A tecnologia utilizada para o desenvolvimento do sistema é totalmente baseada em Java (jdk 1.1.7). Usamos banco de dados Oracle, cliente Oracle Toad, servidor web TomCat, plataforma de desenvolvimento em Java (Forte). O objetivo principal da ferramenta é fazer a carga de dados em tabelas. A carga pode ser feita de três maneiras:
  • Através de arquivos gerados pelo SAP (ou originais de outras fontes) em um formato específico já usado no sistema anterior, o DTP;

  • Através de expressões SQL;

  • Através do SQL Loader. Para utilizá-lo serão necessários dois arquivos, de dados e de controle. O arquivo de dados contém os dados quye serão carregados e é colocado no repositório dinâmicamente e o arquivo de controle especifica o formato em que esses dados estão armazenados.

Projeto "Sistema de Documentação"

Esse projeto foi feito para a empresa Cargil Foods, empresa alimentícia que está no Brasil há 80 anos. Porém o contrato desse projeto foi feito pela Gargil da Argentina, e o sistema será utilizado por toda a América Latina.

Na verdade o sistema já existia, o projeto consistia da implementação da parte do sistema de documentação.

Esse projeto utilizou as mesmas tecnologias do Data Loader (Java, JSP, Oracle, etc).

O Sistema de Documentação é a parte de documentação dos projetos da Cargil, cada projeto possui várias partes e cada uma delas possui uma documentação. Essa documentação é disponibilizada para um determinado grupo de pessoas e possui uma área aprovadora, sendo que esta área possui pessoas aprovadoras. Basicamente uma documentação possui um tipo, é ligada a um projeto, um grupo de possíveis pessoas que podem fazer a documentação, uma área aprovadora (pode ser um grupo de pessoas) e possui também vários status (aprovado, em aprovação, em documentação, etc) e todo o processo de criação e modificação de um arquivo é controlado via PCVS (versão paga do CVS - Concurrent Versions Systems). Neste projeto fiquei com a parte dos esquemas, arquivos que são do tipo esquema. E seguem basicamente o que foi descrito acima. Esse projeto é bastante parecido com o do Data Loader também possui a parte de cadastros dos componentes do sistema por parte dos usuários e várias consultas informativas ao banco de dados para a visualização das estatísticas.

Projeto "Sistema de Monitoramento de Plantações"

Esse é um projeto para a empresa Entonet. A Entonet é uma empresa que faz prestações de serviço no setor agonômico. Nos EUA atua no setor de citrus e no Brasil em plantações de algodão.

Sistema desenvolvido em C para PalmOS utilizando o emulador de Palm CodeWarrior.

O Sistema basicamente tem duas partes: a parte de monitoramento, que é feita nas plantações, e a parte da geração de estatísticas que é feita no servidor.

É feito um monitoramento de partes da plantação de uma fazenda (talhões), o que é esse monitoramento? O monitoramento nada mais é que uma coleta de informações sobre algumas plantas (amostras) de cada talhão. O que são essas informações? São informações sobre o estado da planta como: idade, tamanho, número de ramos vegetativos, reprodutivos, etc , ou seja, dados relevantes aos agrônomos para tomarem decisões sobre a lavoura. Quem coleta essas informações? São os monitores (pessoas) popularmente chamadas de pragueiros, que passam o dia andando pela lavoura coletando as informações.

Sistema atual:

Atualmente a coleta de informações é feita através de anotações, feitas pelos pragueiros, em tabelas impressas, como se fosse um bloco de notas. Nesta tabela se encontram informações como: nome da fazenda, nome do talhão e as informações sobre as plantas amostradas.

Um problema grande que existe é a falta de informações que identifiquem o local no qual a planta amostrada está localizada, impossibilitando uma ação localizada caja haja algum problema como por exemplo alguma infestação. Esse é um problema bastante grande pois decisões sobre pulverizações de áreas envolvem grandes quantias de dinheiro. Portanto sabendo as posições exatas dessas infestações uma ação localizada envolve grande economia de dinheiro.

Novo sistema:

Toda a coleta de informação é feita via Palm, além das informações sobre as plantas amostradas, agora também é necessário que seja feito um cadastro da fazenda e do talhão que está sendo monitorado, e somente após a seleção da fazenda e do talhão pode ser feito o monitoramento melhorando assim a consistência das informações.

Um grande trunfo desse novo sistema é a presença do GPS conectado ao Palm permitindo informações sobre a posição exata de cada planta amostrada. O GPS (Global Positioning System) manda informações para o Palm sobre sua exata localização no globo terrestre.

Além de localizar cada planta, o GPS também é utilizado na configuração do talhão, pois possibilita que as coordenadas do talhão sejam coletadas também.

Após serem coletadas as informações via Palm, cada Palm "descarrega" suas informações num servidor (geralmente 1 por fazenda), neste servidor é feito então o processamento dessas informações gerando as estatísticas de cada fazenda a partir desses dados. E a partir dessas estatísticas os agrônomos podem tomar decisões.