MAC-499 Trabalho de Formatura Supervisionado

Michele Medeiros

2001

Índice
  Introdução
  Proposta
  Sobre a Empresa
  Sobre o Estágio
  Projetos
  Relatórios Semanais
  O IME e o estágio

O IME e o estágio

As matéria do IME que mais contribíram para a realização do estágio foram:

Mac110 - matéria básica;

Mac122 - matéria básica;

Laboratório de programação - principalmente para familiarização com projetos grandes (semestral) desenvolvido em grupo;

Estrutura de Dados - matéria básica e mais importante de todo o curso;

Engenharia de Software - matéria extremamente importante para o desenvolvimento de projetos porém o curso foi tratado de maneira superficial sem aplicações práticas substanciais. A matéria optativa Sistemas de Tempo Real parece tratar melhor de Engenharia de Software do que a própria disciplina Engenharia de Software;

Programação Concorrente - matéria bem importante para o estágio pois o primeiro projeto que participei envolvia processos concorrentes;

O que o IME (metodologia) contribuiu no estágio:

As metologias aprendidas no IME, como a cooperação em projetos é diferente da usada no estágio pois, no IME, quando fazíamos um projeto em grupo (normalmente de 2 pessoas) discutíamos o projeto e depois implementavámos juntos todo o projeto, sem divisão de tarefas, para aprender todo o funcionamento do projeto nos mínimos detalhes. Já no estágio há uma divisão do projeto em várias tarefas e cada pessoa é responsável pela sua parte, ou seja, não é necessário o entendimento de todo o projeto nos mínimos detalhes principalmente porque não há tempo suficiente para isso.

No IME os prazos para a entrega dos EP's , projetos, era estipulado, mais poderia ser mudado (adiado) sem grandes problemas, além disso os prazos eram mais adequados pois os professores tinham uma idéia mais exata de quanto tempo era necessário para desenvolver determinado programa. Já no estágio os prazos são normalmente muito curtos e quando adiados acarretam custo muito grande, além disso os prazos não são somente estipulados pelo tempo que o projeto deverá estar pronto e sim pelas exigências do mercado. Nos projetos em que participei e nos outro projetos da empresa que eu pude observar sempre havia problemas com os prazos, ou seja, os projetos estavam sempre atrasados.

Desafios/Frustações

Um dos maiores desafios foi conseguir dar conta do fim do curso do IME juntamente com o estágio. Eu ainda tinha 4 matérias para serem feitas no último semestre sendo uma delas obrigatória (Autômatos) que exigiu muito tempo de estudo. Já no estágio um dos maiores desafios foi conseguir dar conta da responsabilidade que estava sendo colocada nos meus ombros, pois no IME a única pessoa prejudicada com possíveis falhas era somente eu, e no estágio todo o projeto e a empresa poderia ser prejudicada por alguma falha minha. Ou seja eu tinha muito medo de não conseguir resolver todos os problemas que eram responsabilidade minha no prazo estipulado. Aliás os prazos dos projetos foram minha maior frustação pois não era feito uma previsão razoável dos prazos o que causava muito estresse.

Também senti falta de um treinamento adequado, o que agilizaria todo o meu trabalho no decorrer do estágio e de especificações dos projetos mais detalhadas, principalmente dos projetos nos quais eu não participei da elaboração das especificação e portanto eu só dependia das documentações como fonte de informação, acho que deveria ser feito também na parte de modelagem um diagrama de fluxo de dados o que facilitaria o entendimento de qualquer um que pegasse o projeto já em andamento.

Conclusões

Achei bem interessante ter feito o estágio, principalmente para aprender novas tecnologias que estão sendo utilizadas no mercado de trabalho. Além de ter a experiência de conhecer o ambiente de trabalho e todo o funcionamento de uma empresa. Porém não recomendo que se faça estágio enquanto ainda está cursando o IME, pois o IME exige muito tempo extra de estudo e dedicação e com o estágio este tempo é muito reduzido.

Recomendo que esta matéria deixe de ser obrigatória pois somente desgasta o aluno o deixando sem tempo para se dedicar ao IME, principalmente porque o que se aprende com o estágio é exatamente o que será aprendido em qualquer hora que o aluno entre no mercado de trabalho, ou seja não traz melhoras significativas durante o curso. Acho que o estágio poderia ser substituido por um projeto, com duração de 1 ano visando utilizar na prática os conceitos aprendidos durante o curso.

Este projeto poderia ser pré definido pelos professores e deixados a disposição para os alunos escolherem qual gostariam de fazer. Acredito que isso traria um excelente aprendizado prático, talvez maior que o estágio pois o aluno não perderia tempo indo do IME para o estágio e do estágio para o IME (infelizmente em São Paulo este tempo é muito significativo) e teria mais tempo para se dedicar ao projeto e ao curso.