Julio Bello Zaiantchick

No. USP 875010

Orientadora: Prof. Dilma da Silva

 

  1. Introdução
  2. Surgimento da idéia
  3. Refinamento e esboços iniciais
  4. Implementação e versão beta
  5. Primeiros contatos
  6. Início dos esforços comerciais
  7. Elaboração do Business Plan
  8. Apresentação aos investidores
  9. Definição de contrato e spin-off
  10. Reestruturação
  11. Esforços de marketing
  12. Evolução comercial e do software
  13. Crash Nasdaq
  14. Situação atual
  15. Relação com o BCC
  16. Conclusão
  17. Glossário

Introdução

Este trabalho de formatura irá abordar um projeto do qual participei ativamente desde o começo e que hoje alcançou considerável progresso: o DirectTalk.
O objetivo é tratar de vários aspectos que não apenas dizem respeito à mera programação, mas sim a todas as etapas e funções desempenhadas desde o surgimento de uma idéia até sua maturação completa como produto. Em se tratando de um projeto que já passou por todas estas etapas e chegou ao mercado, o DirectTalk é interessante para ser estudado detalhadamente.

Irei enfocar nesta monografia sobretudo os aspectos mercadológicos e comerciais do produto, que procurou seguir os moldes de "startups" bem sucedidos no mercado de Internet. Será analisado também o ponto crucial da atração de investimentos, que no caso foi realizado de forma bem-sucedida, com o primeiro aporte de capital efetuado por uma empresa de venture capital.

Outro momento interessante foi na ocasião do crash da Nasdaq, que afetou todo o mercado online de forma intensa.

>
 
Próxima. Pag.